10 Tendências de Marketing no Instagram que Você Precisa Conhecer em 2023

Ano novo, novo Instagram. 🥂

Prepare-se, porque muitas coisas estão prestes a acontecer no Instagram ainda nos próximos meses.

O conteúdo inspirado por criadores está prestes a influenciar a forma como postamos, recursos com um toque nostálgico estão voltando, e veremos mais conteúdo impulsionado.

E isso é apenas a ponta do iceberg.

Pronto para se adiantar à curva? Continue rolando para aprender as 10 principais tendências de marketing no Instagram que estão prontas para revolucionar o jogo em 2023.

Quais são as Maiores Tendências de Marketing no Instagram para 2023?

Aqui estão as 10 maiores tendências de marketing no Instagram que você precisa conhecer em 2023:

  1. Quais são as Maiores Tendências de Marketing no Instagram para 2023?
    1. Tendência #1: Priorização dos Reels
    2. Tendência #2: Recursos Nostálgicos
    3. Tendência #3: Conteúdo Inspirado por Criadores
    4. Tendência #4: Parcerias de Marcas e Marketing de Afiliados
    5. Tendência #5: Ascensão dos Criadores de UGC (Conteúdo Gerado pelo Usuário)
    6. Tendência #6: Memes em Vídeo
    7. Tendência #7: Novas Formas de Criação de Conteúdo
    8. Tendência #8: Conteúdo Impulsionado
    9. Tendência #9: Compras ao Vivo
    10. Tendência #10: Personalidades de Marca

Tendência #1: Priorização dos Reels

Desde que Adam Mosseri, Chefe do Instagram, estabeleceu a nova regra de que todas as postagens em vídeo se tornariam Reels, a plataforma tem se concentrado ainda mais nesse formato.

Isso não é surpresa, considerando que os Reels são uma grande “estratégia de descoberta e engajamento”.

Na verdade, na Later, vimos um aumento de mais de 500% na taxa de engajamento desde que começamos a utilizar os Reels:

E com a forte concorrência do TikTok e do YouTube, esperamos que a plataforma continue a priorizar os Reels no próximo ano.

Portanto, se você deseja começar a incorporar vídeos curtos em sua estratégia de conteúdo no Instagram, 2023 é o momento perfeito.

Tendência #2: Recursos Nostálgicos

Aviso: essa previsão pode ser uma surpresa.

Você já se pegou desejando por tempos mais simples? Os dias do MSN, MySpace, Facebook de 2008 e um Instagram focado em fotos?

Bem, o Instagram introduziu uma série de recursos nostálgicos em 2022, incluindo Notas (MSN), música no feed (MySpace) e Perfis em Grupo (Facebook original).

O que só pode significar uma coisa: as fotos estão voltando. Sim, você ouviu direito!

Se voltarmos no tempo, uma campanha chamada “Faça o Instagram Ser Incrível Novamente” foi lançada contra a plataforma (com apoio de membros da família Kardashian-Jenner), resultando em uma resposta direta de Adam Mosseri:

Garantindo que a plataforma continuaria a apoiar as fotos e reduzir as postagens sugeridas, Mosseri também compartilhou durante um AMA que o Instagram não tem a intenção de “reduzir o alcance de contas baseadas em fotos… Acredito que encontramos um equilíbrio.”

Portanto, embora não haja como negar que a plataforma continuará a priorizar os Reels, prevemos que veremos um equilíbrio maior de fotos no horizonte.

Tendência #3: Conteúdo Inspirado por Criadores

Quando se trata de criação de conteúdo, ninguém faz como os criadores.

Eles cultivaram comunidades altamente engajadas que interagem com suas postagens, clicam em seus links e apoiam seus empreendimentos comerciais (olá, ascensão das marcas fundadas por criadores!).

Em outras palavras, eles são os criadores de tendências do Instagram.

Eles sabem exatamente como contar uma história, seja através de uma série de fotos ou de um Reel usando uma música relevante:

As marcas estão percebendo isso. Elas estão rapidamente adaptando seu conteúdo para incorporar elementos de como os criadores filmam e editam seus clipes:

Os criadores sempre estiveram na vanguarda das tendências, mas em 2023, veremos mais marcas se inspirando na forma como os criadores filmam e postam, e incorporando isso em seu conteúdo“, observa Christine Colling, Gerente de Mídias Sociais da Later.

As marcas que tiverem sucesso serão percebidas como mais orgânicas e menos promocionais, assim como os criadores populares“, acrescenta.

Então, se você é uma marca ou empresa, fique de olho na comunidade de criadores! E criadores? Continuem liderando o caminho.

Tendência #4: Parcerias de Marcas e Marketing de Afiliados

Em 2023, é tudo sobre o dinheiro. 💵

Prevemos que o Instagram vai se concentrar cada vez mais em incentivos financeiros para os criadores lucrarem e transformarem sua paixão em uma fonte de renda.

Isso tornará as parcerias de marcas e o marketing de afiliados no aplicativo muito mais acessíveis para todos, com recursos como Colaborações, o Creator Marketplace e ferramentas de afiliados.

Para competir com outras plataformas, o Instagram precisará se tornar o destino principal para os criadores se conectarem com marcas, mostrarem os produtos que amam e ganharem comissão pelas vendas que inspiram.

E em 2023, o Instagram continuará lançando novos recursos inovadores para apoiar a economia dos criadores.

Tendência #5: Ascensão dos Criadores de UGC (Conteúdo Gerado pelo Usuário)

Em alta: os criadores de UGC!

A hashtag #criadordeugc tem mais de 52 mil postagens (e contando) no Instagram.

Por quê? Porque, ao contrário do UGC histórico (conteúdo gerado pelo usuário), em que o conteúdo é criado organicamente pelos seguidores de uma marca, um criador de UGC cria conteúdo que parece UGC, mas foi pago.

Como o criador não precisa se preocupar em envolver sua própria audiência, há menos pressão para crescer na plataforma. E do ponto de vista da marca, é uma solução econômica para obter mais conteúdo“, compartilha Lindsay Ashcraft, Líder de Conteúdo Social da Later.

Então, em 2023, apostamos que as marcas vão aderir a esse tipo específico de criador e pagar por conteúdo mais “autêntico” para impulsionar vendas e tráfego.

Quer saber mais sobre o fascínio dos criadores de UGC? Guarde este artigo: O que é um Criador de UGC e por que está em todo lugar nas redes sociais?

Tendência #6: Memes em Vídeo

Os memes sempre serão um sucesso instantâneo, mas em 2023, os memes em vídeo serão o foco.

Os memes em vídeo são como os memes estáticos — algo abstrato, engraçado ou fofo combinado com um sentimento relacionável —, mas em um formato mais dinâmico e envolvente.

Os memes em vídeo permitem que as piadas se aprofundem um pouco e contem mais uma história. Isso também mantém seu público na postagem por mais tempo, enquanto aguardam a próxima parte relacionável“, diz Ashcraft.

Tendência #7: Novas Formas de Criação de Conteúdo

Se você deseja se manter relevante no Instagram em 2023, é hora de expandir sua identidade digital.

Tradução: aproveite a variedade de funcionalidades de criação de conteúdo futuristas da plataforma.

Estamos falando do uso de realidade aumentada (AR), posts em 3D, Avatares e por que não explorar um ou dois NFTs?

Lembra como as marcas estavam hesitantes em priorizar os Reels? Agora, eles se tornaram uma parte essencial da maioria das estratégias de mídia social.

O mesmo vale para esses novos recursos do Instagram. Atualmente, estamos vendo o recurso de efeito de voz nos Reels ganhar popularidade, adicionando uma nova camada aos vídeos“, diz Chantal Hermetz, Especialista em Mídias Sociais da Later.

Minha opinião? Seja um dos primeiros a aproveitar esses recursos antes que a onda fique lotada demais“, acrescenta.

Em 2023, espere que a plataforma se torne um espaço para experimentação, com novas maneiras de se conectar com seu público. Teste, divirta-se e veja o que funciona.

Tendência #8: Conteúdo Impulsionado

Você conhece o ditado: “Quando em dúvida, impulsione!

Como o Instagram decidiu reduzir algumas de suas ferramentas de comércio eletrônico, suspeitamos que as marcas aumentarão seus gastos com conteúdo impulsionado em 2023.

Portanto, embora o conteúdo impulsionado não seja exatamente “novo ano, novo eu“, é uma maneira infalível de ampliar seu alcance e aumentar a visibilidade no aplicativo.

O resultado final? Seu conteúdo sendo visto por um público maior, mais engajamento, maior conversão — vitória, vitória, vitória.

Tendência #9: Compras ao Vivo

As Compras ao Vivo não são exatamente um recurso novo, mas ultimamente mais usuários estão fazendo lives.

E embora a plataforma esteja supostamente se afastando de algumas de suas primeiras versões de recursos de compras, as Compras ao Vivo vieram para ficar.

De acordo com um relatório, o comércio ao vivo representará mais de 20% de todas as vendas de comércio eletrônico até 2026.

Isso apresenta muitas oportunidades para marcas e criadores brilharem!

De demonstrações de produtos a dicas de estilo contextualizadas — é como ter sua própria experiência de compras inspirada no QVC.

A mensagem principal? O comércio ao vivo está prestes a se popularizar, então não se surpreenda quando seus recibos do Instacart atingirem novos patamares em 2023.

Tendência #10: Personalidades de Marca

Foram-se os dias em que o Instagram era usado apenas para compartilhar fotos esteticamente agradáveis. Agora, o aplicativo abriga algo muito mais impactante: comunidade e conversa.

Então, o que isso significa para marcas e criadores em 2023? Em resumo, significa que é hora de trazer sua personalidade para a mesa.

Seja aparecendo nos Stories do Instagram, trazendo sua voz para as legendas ou sendo criativo na câmera, tudo se resume a construir um senso mais forte de comunidade e incentivar o engajamento.

Na Later, um membro de nossa equipe faz Stories no Instagram todas as semanas para compartilhar algumas lições-chave sobre um tópico de mídia social em alta. É informal, descontraído e cheio de personalidade:

Como resultado, conseguimos nos conectar em um nível mais profundo com nossos seguidores mais engajados.

A mensagem final? À medida que o Instagram evolui, você também deve evoluir sua estratégia na plataforma!

O Instagram é um canal de comunicação imersivo, e se você deseja ter sucesso em 2023, é hora de arregaçar as mangas, entrar na frente da luz vermelha e deixar sua personalidade brilhar.

Quanto mais dinâmico, pessoal e envolvente for o seu conteúdo, melhor.